Open DNS

O OpenDNS, serviço de DNS gratuito da Cisco, ganhou uma novidade importante para usuários brasileiros: a empresa inaugurou servidores no país, reduzindo significativamente a latência na resolução de domínios.

Trata-se do primeiro servidor do OpenDNS na América do Sul, mais precisamente no datacenter da Equinix em Santana de Parnaíba (SP),  Até então, os usuários no Brasil eram direcionados para servidores em Miami, geograficamente mais próximo do país.

Nos nossos testes, o ping diminuiu bastante: até Miami, a latência em uma conexão da Vivo em São Paulo (SP) girava em torno de 130 a 140 milissegundos; com os servidores nacionais, o tempo caiu para 3 ms. Na prática, isso significa que os acessos a páginas da web poderão ficar sensivelmente mais rápidos.

O DNS tem a função de traduzir um endereço (fasterweb.com.br) para um IP. Se o serviço for instável, o acesso a um site qualquer poderá ficar mais lento. Se o servidor de DNS estiver fora do ar, você terá dificuldade para acessar a web, mesmo quando sua conexão estiver normal.

Os servidores do OpenDNS continuam os mesmos: 208.67.222.222 e 208.67.220.220.

Como mudar o DNS

  1. Abra o menu iniciar e clique em Configurações, representado pelo símbolo de engrenagem;

  2. Entre em Rede e Internet;

  3. Clique na aba de Ethernet

  4. na esquerda da janela clique em Alterar opções de adaptador

  5. Na sua conexão, clique com o botão direito;

  6. Clique em Propriedades;

  7. Na janela que abrir, procure por Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique em Propriedades;

  8. Habilite a opção Usar os seguintes endereços de servidor de DNS;

  9. Insira os endereços de DNS preferencial e secundário;

Deixe uma resposta