Hospedagem HDD vs SSD

Existem inúmeras tecnologias envolvidas na hospedagem de um site, a maioria delas desconhecida de seus usuários. Na receita para o bom desempenho de um site, cada aspecto conta. Afinal, o uso da internet cresce junto com a expectativa do público, que cada vez mais espera uma navegação rápida e eficiente.

Entre as tecnologias envolvidas, uma delas diz respeito ao armazenamento de dados. Tradicionalmente, os servidores utilizam discos rígidos para isso – o famoso HD, igualmente presente em computadores pessoais. Mas há alguns anos uma nova tecnologia entrou em cena e está mudando para melhor não apenas nossos computadores pessoais, mas também servido, estando presente cada vez mais em grandes data centers. Estamos falando dos discos SSD.

Qual é a diferença entre os discos rígidos HDD e SSD?

Nos discos rígidos tradicionais(HD), essas informações são armazenadas em discos finos de metal que giram em torno de 7.200 RPM. Usando tecnologia semelhante a um CD ou DVD, as informações são gravadas ou lidas a partir de um cabeçote de leitura / gravação que fica próximo à superfície do disco.

O calcanhar de Aquiles do HDD é que ele é construído usando partes móveis. A 7200 RPM, um disco girará quase 3,8 bilhões de vezes em um ano. Com o tempo, isso acabará levando ao desgaste e, em algum momento, suas partes mecânicas começarão a falhar. Seu outro problema é que a velocidade com que os dados podem ser gravados e lidos é limitada pela velocidade de rotação. Mais uma vez, esta é uma limitação causada pelo uso de tecnologia mecânica

SSD

Um SSD (drive de estado sólido) funciona de uma maneira completamente diferente. Ele dispensou completamente as peças móveis e, em vez disso, armazena dados em chips de memória flash interconectados.Ele pode fazer tudo o que uma unidade de HDD pode fazer, no entanto, como não depende de quão rápido um disco pode girar, ele executa muito mais rápido e sem o risco de falha mecânica.

É a velocidade e a confiabilidade dos SSDs que os tornam mais vantajosos para hospedagem. Na próxima seção, explicaremos os benefícios que eles trazem para os proprietários de sites.

Como os sites hospedados por SSD se beneficiam do aumento de velocidade

Quando você usa um disco rígido SSD, aumenta a velocidade com que os dados podem ser gravados e lidos em seu servidor. Isso significa que seu website poderá ser carregado mais rapidamente nos navegadores de seus usuários.

O primeiro benefício disso é maior classificação nos resultados do mecanismo de busca. Desde 2010, o Google e outros mecanismos de pesquisa incluem as velocidades de carregamento do site como um fator em seus algoritmos de pesquisa. Em sua busca por oferecer aos usuários resultados de pesquisa cada vez melhores, eles estão recompensando sites mais rápidos porque oferecem uma melhor experiência ao usuário. A recompensa por um ranking mais alto, claro, é mais tráfego.

À medida que os websites mais lentos estão sendo eliminados, você pode verificar o desempenho do Google com o desempenho do seu website usando a ferramenta PageSpeed ​​Insights do Google . Isso pode dar uma indicação de se vale a pena considerar o SSD.

Além de maior classificação, o carregamento mais rápido também oferece aos visitantes uma melhor experiência do usuário. Os usuários da internet de hoje esperam carregar sites instantaneamente e não têm paciência com desempenho lento. Se o seu site não carregar rapidamente, eles vão apertar o botão de voltar e ir para outro lugar. Um atraso de um segundo pode custar até 7% do volume de negócios online.

Enquanto a velocidade do seu disco rígido pode não ser a única causa de um site lento, a atualização do HDD para o SSD é uma maneira eficaz de torná-lo mais rápido e colher os benefícios.

Conclusão

Atualmente, a maioria dos pacotes de hospedagem oferece uma opção entre as unidades HDD e SSD. No entanto, os SSDs estão substituindo os HDDs porque são uma tecnologia mais rápida e mais confiável. Por causa disso, aqueles que atualizam para hospedagem SSD podem se beneficiar de uma maior classificação do mecanismo de busca, maior tráfego, melhor engajamento dos usuários e aumento de vendas.

Se você está considerando hospedagem SSD, a FasterWEB tem em seus planos armazenamento SSD para conferir nossa ampla gama de pacotes de hospedagem e suas opções de SSD.