Certificado SSL traz para seu site

Você sabe os benefícios que um Certificado SSL traz para seu site?

—–

Além de deixar seu site mais seguro, você sabe qual outro grande benefício o  Certificado SSL traz para seu website?

SSL / HTTPS

 

Não é de hoje que ouvimos sobre certificado SSL, mas você sabe de fato para que ele serve? Até para a Google esse fator se tornou determinante para o ranqueamento de sites.
Desde Agosto de 2014, a Google oficializou que sites que possuírem certificado SSL serão melhor pontuados no ranqueamento de páginas.

Não entendeu? Vamos por partes.

Ao pesquisar algo, a Google apresenta os resultados mais coerentes através do seu algorítimo de palavras-chave para indexação de conteúdo. As respostas apresentadas são, em sua maioria, páginas com assunto relevante, bem montado e, desde 2014, preferencialmente com certificado SSL.
Quando uma página pesquisada possui Certificado SSL, ele ganha mais pontos do que uma página que não o possui. Mesmo que seu conteúdo possa vir a ser mais relevante que o da página com certificado.

Mas então, o que é SSL?

SSL(Secure Socket Layer) foi um padrão desenvolvido pela empresa Netscape, a primeira versão foi desenvolvida em 1994. Sua versão 3.0 foi lançado em 1996, e serviu posteriormente de base para o desenvolvimento do TLS versão 1.0. Este por sua vez é um protocolo padronizado da IETF originalmente definido pelo RFC-2246.

Grandes instituições financeiras como Visa, MasterCard, American Express, dentre outras, aprovaram o SSL para comércio eletrônico seguro na Internet.

Neste protocolo todos os dados transmitidos entre servidor e navegador são criptografados em um canal separado. Desa forma ele pode garantir a segurança e confiabilidade da transação de dados pela página em questão. Quando seu cliente digita seu login, senha e dados de cartão de crédito, estes dados são transmitidos de forma segura. Apenas o servidor onde está hospedado o site e usa SSL, poderá ler estes dados.
Então, estamos falando basicamente de um processo paralelo ao carregamento do site, para que haja segurança nas informações enviadas entre PC-Servidor, correto?
Isso não deveria, talvez, aumentar o tempo de carregamento e tráfego entre as pontas?

Mitos do SSL?

Este é um dos mitos do certificado SSL, de que possuir a certificação, cria um tempo de resposta mais lento, pesa o processo do servidor, dentre outros efeitos, porém estas situações não são reais.

Criar e transmitir informações através do SSL não gera um tráfego exagerado na requisição de conexão com o site. Tampouco pesa o processamento do servidor, por conta da solicitação, mesmo em larga escala de solicitações.
O fato é, gerada uma solicitação pelo usuário, ela é disparada para o servidor. Este responde gerando uma chave pública de acesso para o cliente. Em seguida, Cliente e Servidor geram chaves simétricas para a conversação dos dados, este ato é chamado de Handshake SSL, o que garante a criptografia e segurança dos dados.

Essa solicitação em plataformas como WordPress, não tomam muito processamento nem carregamento pois existem funções de compressão de cache, que agilizam o processo.

De fato pode ser que exista um pequeno acréscimo de milissegundos na solicitação, porém este fato é compensado pela segurança gerada para a plataforma, tornando o site mais confiável.

Conclusão

Por fim, possuindo então o certificado SSL, o Google poderá dar um melhor posicionamento para o seu website, apresentará um selo de confiança ao lado da pesquisa. Assim como também o tornará mais seguro e confiável para seus clientes e outras empresas, sendo atualmente, após essa alteração do ranqueamento, uma ferramenta obrigatória, não apenas para o resultado das pesquisas do Google, mas também para a segurança das informações das empresas e clientes. E isto não vale apenas para quem faz comércio online, qualquer website pode se beneficiar destes “pontinhos” mais no resultado de busca do Google.

Uma vez com a certificação, você terá o famoso “Cadeado” informando que seu site é seguro, protegido e confiável.

ssl

Deixe uma resposta